Fique10


Bicicleta ergométrica by Ariana Dêgelo
fevereiro 28, 2008, 9:51 pm
Filed under: Treinos de Exercícios | Tags: , , , ,

Vantagens:

– Melhora do condicionamento físico, dos sistemas cardíaco, respiratório e vascular.

– Ganho de resistência muscular nas pernas, o que é diferente de ganho de massa muscular.

– Grande perda calórica e de gorduras localizadas.

Riscos:

– Não há risco algum em praticar bicicleta na academia ou em casa. Nem mesmo perigo de cair do aparelho você tem.

– O problema surge quando a pessoa é má orientada, quando o profissional que a acompanha não mostra a maneira correta de sentar na hora de pedalar, por exemplo. Neste caso, a chance de machucar a articulação do joelho ou do tornozelo é bastante grande. Procure orientação adequada.

Período mínimo para fazer efeito

– Recomenda-se que se pratique bicicleta ergométrica três vezes por semana, de 30 a 60 minutos por sessão. Para os iniciantes, 30 minutos é o bastante.

– A freqüência cardíaca recomendada é de 65% a 75%.

Observação: para calcular a sua freqüência cardíaca ideal, os médicos costumam recomendar usar a fórmula: 220 – idade = freqüência cardíaca total (100%). Na dúvida, consulte um médico.

– Para quem seguir essas instruções, a adaptação pode ocorrer em, no máximo, 12 sessões. Portanto, depois de um mês de treino, você já sentirá evolução no condicionamento físico.

Gasto calórico médio

– De 300 a 600 kcal/hora

Observação: A queima de gorduras localizadas depende do sexo, idade, metabolismo e condicionamento físico da pessoa.

Quem deve fazer

– A bicicleta ergométrica é indicada a qualquer pessoa, desde que não tenha problemas no coração ou na articulação do joelho.

Dica do especialista

Procure um treinador capacidado para conseguir um treinamento adeqüado. Nunca se empolgue demais e ultrapasse seus limites. Muitas pessoas entram em processo de overtrainning (excesso de exercícios) e o professor só consegue perceber o problema quando ele já está avançado. Isso pode acarretar em aumento da freqüência cardíaca e fraqueza do sistema imunológico, por exemplo. Use sempre roupas confortáveis e beba água durante o tempo em que estiver pedalando. Mas sem exageros.

Paulo Henrique Ferreira Silva (Supervisor da rede de academias Competition)

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