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MULHERES ESTÃO MORRENDO MAIS POR PROBLEMAS CARDÍACOS by editorfique10
abril 24, 2009, 4:20 pm
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Estudos afirmam que índice de doenças no coração está crescendo no sexo feminino; segundo o cardiologista Dr. Hélio Castello, rotina estressante no trabalho é uma das principais causas

No mundo mais de 17 milhões de pessoas morrem por ano vítimas de doenças cardiovasculares. Os dados são da Organização Mundial da Saúde (OMS), que relata ainda que esses problemas representem a maior causa de mortes no Brasil, com cerca de 360 mil casos anuais. E as mulheres ganham cada vez mais espaço dentro dessa estatística. Atualmente, cerca de 30% dos casos de infarto têm mulheres como vítimas. Estudos constatam que elas têm uma chance maior de morte depois de instalado o Infarto. “No Brasil, mais de 200 mulheres morrem por dia vítimas de Infarto, sendo as doenças cardiovasculares a principal causa de morte nelas, assim como nos homens, chegando a matar seis vezes mais que o câncer de mama, onde temos campanhas já bem estabelecidas”, afirma o cardiologista Dr. Hélio Castello, diretor da Angiocardio.

 

Segundo o médico, elas estão a cada ano mais expostas ao risco, pois cerca de 40% apresentam aumento da cintura abdominal, mais de 20% fumam, 18% são ex-fumantes, 23% têm seus níveis de pressão arterial acima do preconizado e 21% possuem alteração dos níveis de colesterol, além de que as mulheres estão cada vez mais inseridas no mercado de trabalho e, portanto, acumulam o estresse do trabalho com o dos cuidados da família, comprometendo em muito a qualidade de vida. Quanto ao cigarro, ele alerta sobre os males que esse comportamento traz ao organismo. “A nicotina vicia e o monóxido de carbono contribui para diminuir o calibre dos vasos sanguíneos, dificultando a passagem do sangue. A falta de atividade física regrada, a bebida e alimentos não saudáveis como os de fast-foods, que possuem altos índices de colesterol, contribuem no entupimento das artérias coronárias. É o cenário perfeito para um infarto ou um derrame”, alerta o cardiologista.

 

Existem alguns fatores que agravam a instalação da doença do coração nas mulheres que seriam: a associação da pílula anticoncepcional com o cigarro, que representam uma das maiores causas de Infarto em mulheres jovens, em idade fértil, aumentando o risco delas em até cinco vezes. As pílulas produzem artificialmente um estrogênio semi-sintético, que pode elevar a formação de coágulos nas artérias e veias, interrompendo a irrigação do músculo cardíaco e levando-o ao infarto. Também cresce a chance de doenças vasculares periféricas, como varizes, tromboses e até o AVC (acidente vascular cerebral), conhecido como derrame; o fato das mulheres possuírem vasos menos calibrosos e, geralmente, desenvolverem estas doenças em idades mais avançadas dificultam o tratamento; e, além disso, os sintomas às vezes são mais insidiosos e, portanto, dificultam o diagnóstico.

 

As mulheres costumam sofrer mais risco de terem problemas cardíacos na maturidade, a partir dos 40 anos, mas principalmente após os 50, quando chegam à menopausa. A partir desse período, diminui a produção do estrogênio, um protetor da saúde feminina. “Os hormônios estrogênios são fabricados pelo próprio corpo da mulher e são grandes aliados do coração, porque estimulam a dilatação dos vasos, facilitando o fluxo sanguíneo. Após a menopausa, a proteção hormonal oferecida pelo estrogênio, que é produzido pelos ovários começa a cessar, aumentando as chances de doenças cardiovasculares”, explica o Dr. Hélio Castello.

 

O sintoma mais comum de quem é portador de doença cardíaca é a dor no peito, ocorrendo em cerca de 80% das pacientes. “É uma dor no meio do tórax, como um aperto, que tem intensidade e duração variadas”, indica Castello. “Ela pode irradiar-se para o braço esquerdo, pescoço e até para a mandíbula. Outros sintomas que podem ocorrer, mas que são mais raros, são a fadiga, falta de ar, palpitações e desmaios. Algumas pessoas nem apresentam tais sintomas, mas também podem ter o problema”, completa o diretor da Angiocardio.

 

Apenas um diagnóstico médico pode constatar o problema, mas algumas medidas podem ser tomadas para evitá-lo. Para o Dr. Hélio Castello, cortar os maus hábitos alimentares e comportamentais, e começar a praticar outros mais saudáveis é primordial. “Além de evitar o cigarro, é fundamental realizar exames de colesterol e pressão arterial a partir dos 30 anos de idade pelo menos. O controle da alimentação, aumentando o consumo de frutas, legumes e verduras, melhora a saúde e ajuda a controlar o peso, estes hábitos nós deveríamos ter e multiplicar inclusive para nossos filhos, para que eles cresçam em situação melhor. O consumo excessivo de sal e bebidas também devem ser evitados. Fazer exercícios também é importante. Uma caminhada de 30 minutos, por exemplo, é ótima e ajuda no condicionamento e na queima das calorias que ajudam a entupir os vasos sanguíneos”, finaliza. Mas segundo o especialista, consultar um médico e fazer check-ups periodicamente são as melhores formas de se evitar ou tratar o problema.

 

Divulgação: Rojas Comunicação

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COMPUTADOR AJUDA A EVITAR EXAGEROS NA CIRURGIA PLÁSTICA by editorfique10
abril 17, 2009, 2:11 pm
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Você finalmente decidiu fazer a tão sonhada cirurgia plástica, mas está com medo de saber como ficará seu visual? Está com receio que seus seios fiquem grandes demais ou que seu nariz fique muito arrebitado? Calma! Você poderá ter em suas mãos uma simulação do resultado da cirurgia antes de entrar na faca.

Um novo software (programa de computador) que permite um estudo prévio do resultado da cirurgia plástica foi desenvolvido por uma empresa americana e está sendo muito utilizado no mundo todo.
 
A simulação é feita de forma rápida e sem muitos transtornos. Primeiro, a equipe médica tira fotos da paciente de diversos ângulos. Essas fotos são analisadas pelo programa de computador e, com a utilização das ferramentas disponíveis no software, as mudanças são feitas pelo cirurgião plástico. Graças aos recursos disponíveis no programa, muito parecido com o já conhecido Photoshop, o médico consegue apresentar ao paciente um estudo que mostra como poderá ser o resultado da cirurgia.

Esse programa permite a simulação de cirurgia para aumentar ou diminuir os seios (mamaplastia), simula resultados das cirurgias de contorno corporal como lipoaspiração, lipoescultura e abdominoplastia (cirurgia para melhorar o abdome), rinoplastia (cirurgia de nariz), otoplastia (cirurgia para correção de orelhas em abano), blefaroplastia (cirurgia para amenizar os sinais de envelhecimento na região dos olhos), facelifting (cirurgia para rejuvenescimento da face), além de simular os resultados obtidos com técnicas menos invasivas como aplicação de ácido hialurônico ou toxina botulínica (famosos preenchimentos faciais).
 
Segundo o cirurgião plástico Ewaldo Bolivar de Souza Pinto, a utilização do programa é  importante, pois o cirurgião consegue avaliar previamente como será o resultado e o paciente também se sente mais seguro, pois muitas vezes chega ao consultório indeciso, sem ter a menor idéia de como ficará sua aparência após a cirurgia. O médico ressalta que o paciente deve estar ciente que trata-se apenas de uma simulação e que o resultado verdadeiro da cirurgia depende de diversos outros fatores clínicos.

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Inverno: O Santo dos Regimes by editorfique10
abril 16, 2009, 7:34 am
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Vai chegando o inverno e os programas ficam cada vez mais calóricos. Nada melhor que no friozinho ficar debaixo das cobertas, assistindo filme e tomando um chocolate quente, ou ficar em frente a uma lareira comendo fondue com os amigos, não é? Realmente, o cardápio do inverno é muito atraente, a vontade de consumi-lo então é ainda mais.

 Porém, se não trocarmos o fondue por uma sopinha light, o chocolate quente por um chazinho e o cobertor por uma atividade física, vamos chegar na primavera “rolando”.

Poucos sabem, mas o inverno é a estação mais propícia para se queimar calorias rapidamente. No frio, nosso corpo produz mais calor para conseguir manter a temperatura média de 36,6 ºC. Para que esse calor seja produzido há um aumento no gasto de “combustível”, que é obtido através das gorduras acumuladas.

 

Se além de fecharmos a boca para que o organismo use o combustível guardado, nós ainda o ajudarmos queimando calorias através dos esportes, o emagrecimento acontecerá de forma mais rápida do que em qualquer outra estação do ano. Além de que, com a prática de exercícios, nosso corpo se aquece tão rápido, que em poucos minutos deixamos de sentir frio.

 

Mas atenção: devemos tomar cuidado, pois o tempo frio aumenta o risco de lesões. As atividades recomendadas são as mesmas que em qualquer outra estação, porém, tem de haver uma maior concentração no aquecimento, beber muita água e pessoas que sofrem com doenças respiratórias devem evitar lugares abertos.

 

Portanto, para ficarmos bem em um biquininho no verão, temos que ir nos cuidando desde já e aproveitando esses benefícios do inverno. Trinta minutos de exercícios diários são mais do que suficientes para arrasarmos desfilando na praia no final do ano.

 

Divulgação: Rojas Comunicação

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IMPORTÂNCIA DA ATIVIDADE FÍSICA NA TERCEIRA IDADE by editorfique10
abril 15, 2009, 9:14 am
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Pesquisas mostram que a expectativa de vida está aumentando. Até 2020, nosso país deverá ter a sexta maior população de idosos do mundo. Mas sabemos que conforme os anos vão passando, problemas de saúde podem aparecer. Hábitos alimentares equivocados e a falta de atividades nessa fase acabam causando várias mudanças no corpo. As principais são:

– Aumento na quantidade de gordura no organismo;
– Diminuição da força muscular;
– Osteoporose;
– Enfraquecimento de ligamentos e tendões;
– Diminuição dos reflexos de ação e reação;
– Diminuição da coordenação e habilidade motora;
– Perda de equilíbrio, sujeitando a quedas e conseqüentemente fraturas;
– Aumento da incidência de doenças, como a hipertensão, câncer e diabetes.

Praticar algum tipo de atividade física, juntamente com uma alimentação apropriada, melhora e muito a qualidade de vida dos idosos, pois ajudam a reduzir ou mesmo eliminar alguns desses problemas.

Como voltar a se exercitar:

O começo pode ser difícil, mas não desanime. Faça do exercício um hábito. Inicie devagar, aumentando a intensidade gradualmente. Períodos de 30 minutos já são suficientes e dão resultado. Eles melhoram a movimentação das articulações, a flexibilidade, diminuem a tensão articular, aumentam a força e a resistência dos membros, além de eliminarem o desânimo e o estresse. Os sistemas cardiovascular e respiratório também serão beneficiados.
Tente praticar de duas a três vezes sessões durante o dia, até seu condicionamento melhorar. O que importa é se exercitar. Algumas atividades que você pode escolher são:

– Caminhada;
– Andar de bicicleta;
– Natação e Hidroginástica;
– Dançar;
– Pilates e Ioga.

Exercícios musculares também são fundamentais. Especialistas os apontam como a prática perfeita para as pessoas da terceira idade. Eles combatem a perda de massa muscular e fortalecem os ossos, combatendo a osteoporose. Além disso, a musculação age na prevenção de problemas posturais e de coluna. Ajuda também a estabilizar a pressão arterial, sendo uma das melhores armas contra a hipertensão, o colesterol e a diabetes. Mas o ideal é ter um programa adequado a sua condição física. Procure um especialista. Ele vai te avaliar e indicar os melhores programas e os aparelhos adequados para os exercícios.

Se quiser praticar os exercícios em casa, um dos programas mais fáceis e versáteis é o Elastiness. Produzido pela Cepall, é capaz de oferecer 15 tipos possíveis de exercícios e alongamentos, que podem ser feitos no trabalho, na viagem, no lar, ou quaisquer outros lugares escolhidos. É um aparelho feito com material elástico que fortalece e modela os músculos dos braços, ombros, peito, pernas e glúteos.

Dicas para melhorar e animar se programa de atividade física:

– Verifique seu estado de saúde com um profissional médico. Caso tenha problema de saúde crônico, pergunte qual tipo de atividade física é o mais adequado a você;
– Use roupas e calçados confortáveis e apropriados à atividade física que estiver fazendo;
– Caso sentir algum incômodo, interrompa a atividade física e consulte um médico;
– Coma alimentos nutritivos. Faça um seleção balanceada, com cereais, proteínas, legumes e frutas. Alimente-se a cada três horas e ingira bastante líquidos por dia;
– Não se esqueça do alongamento antes e depois de suas sessões. Isso evita lesões musculares;
– Traga amigos ou parentes para suas práticas. Eles vão te apoiar e fazer com que tudo se torne mais agradável. Ou se preferir, faça atividades em lugares públicos. Assim você conhece pessoas e faz amigos. Isso melhora sua auto-estima, confiança e humor. A dança e a hidroginástica são bons exemplos.

Lembre-se que nunca é tarde para começar. Dificuldades vão existir, mas são iniciais e podem ser superadas pela experiência e sabedoria que você adquiriu ao longo da vida. Os benefícios para o corpo e a mente serão ótimos para que sua aposentadoria seja mais leve e agradável.

Há todo um caminho pela frente e nada melhor que percorrê-lo com disposição, alegria e saúde. Procure um especialista que lhe indique os melhores exercícios, faça uma avaliação física e mãos à obra!

Divulgação: Rojas Comunicação
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Conheça também a linha de aparelhos de ginástica da Cepall e o kit para montar usa academia em casa.



ENQUETE! by editorfique10
abril 7, 2009, 9:23 am
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Escolha o seu chocolate… by editorfique10
abril 6, 2009, 1:16 pm
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Desde os anos 80, já se tem conhecimento das propriedades do chocolate, que é rico em flavonóides, na redução da pressão arterial, além de outros benefícios para a circulação sangüínea.

O chocolate contém bastante açúcar e gordura, o que não o torna aconselhável para consumos em grande quantidade, então fique de olho na tabela de calorias abaixo e escolha aquele mais adequado à sua dieta.  

 Tabela de k-calorias médias de Chocolates

Chocolate Quantidade (g) Kcal
Aerado ao leite Lacta 100 556
Aerado misto Lacta 100 556
Alpino Nestlé 100 233
Alpino Branco Nestlé 100 561
Alô Doçura Garoto 100 553
Amaro Lacta 100 537
Ameixa Garoto 100 376
Amores Garoto 100 330
Avelãs (ao leite) Nestlé 100 571
Blond Garoto 100 494
Brek Lacta 100 466
Caribe Garoto 100 407
Charge Nestlé 100 537
Chokito Nestlé 100 440
Crunch Nestlé 100 529
Diamante Negro Lacta 100 520
Diplomata Nestlé 100 545
Feitiço Lacta 100 525
Flocos Garoto 100 523
Fricote Lacta 100 483
Galak Nestlé 100 560
Golf Garoto 100 572
Golf Branco Garoto 100 570
Krot Lacta 100 533
Laka – Lacta 100 550
Lancy Lacta 100 533
Meio amargo Garoto 100 526
Passas Garoto 100 461
Prestígio Nestlé 100 433
Rocky Nestlé 100 533
Sedução Nestlé 100 550
Sensação Nestlé 100 490
Serenata Garoto 100 440
Smash Nestlé 100 426
Sonho de Valsa Lacta 100 534
Speed Garoto 100 456
Talento amêndoas e passasGaroto 100 485
Talento avelãs Garoto 100 507
Talento granola / passas 100 538

Fonte: http://www.saudenainternet.com.br